Uma paróquia Jesuíta a serviço da comunidade
Paróquia
Secretaria
Informações
Casamentos
Pastorais
Frentes Sociais
Contato
Links
Editorial
Batismo
Página Inicial

Pastoral do Batismo

Batismo

 

O batismo, porta da vida e do Reino, é o primeiro sacramento da nova Lei, que Cristo instituiu para que todos pudessem alcançar a vida eterna e, em seguida, confiou à sua Igreja juntamente com o Evangelho, quando ordenou aos apóstolos: "Ide e ensinai a todos os povos; batizai-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo".

 

 

Recomedações

Os pais têm a obrigação de cuidar para que as crianças sejam batizadas dentro das primeiras semanas de vida. Crianças com mais de um ano de idade tumultuam por demais o batizado e não deixam os pais, padrinhos e presentes participarem adequadamente.

Para o batizado de uma criança é necessário o consentimento de, ao menos, um dos pais.

Uma vez que, pelo batismo, a criança se insere na comunidade eclesial, insistimos para que os nossos batizados sejam "comunitários". O local adequado é a paróquia à qual os pais pertencem.

Insiste-se com pais que ainda não casaram no religioso, que o façam antes de batizarem seus filhos. Para isto devem seguir a orientação da equipe do batismo e do pároco local.

A escolha dos padrinhos deve ser bem criteriosa. Devem ser católicos praticantes, participantes da vida da igreja, casados no religioso, para que possam servir de exemplo para o afilhado. Os padrinhos devem ter acima de 16 anos de idade.

Crianças entre 7 a 15 anos de idade devem fazer o Curso de Catequese para poderem ser batizados. O curso de Catequese dura dois anos.

Jovens acima de 15 anos devem fazer o Curso de Crisma para poderem ser batizados. Ao final do curso recebem dois sacramentos, mais o da Eucaristia.

Aspectos e Definição do Sacramento:

"O Batismo, porta dos sacramentos, em realidade, ao menos em desejo, necessário para a salvação, e pelo qual os homens se libertam dos pecados, são de novo gerados como filhos de Deus e se incorporam à Igreja, configurados com Cristo por caráter indelével, só se administra validamente pela ablução com água verdadeira, juntamente com a devida forma verbal". (Cân. 849)

O Batismo é o fundamento de todos os sacramentos, e é um direito de todo ser humano, a não ser que um motivo grave o impeça (falta de garantia de continuidade no compromisso batismal).

O Batismo supõe a fé, pois a salvação vem da fé anunciada pela palavra selada pelo Batismo. Está claro que a criança não pode ter expressão pessoal de fé. Essa fé deve existir na pessoa dos pais e/ ou responsáveis. No que se refere ao Batismo, o sujeito que não possui o uso do juízo deve ser equiparado à criança.

Sacramento da santificação por excelência e da incorporação à Igreja, o Batismo seja normalmente celebrado no Domingo de modo solene, em horário apropriado e com o máximo de participação da comunidade, especialmente da família do batizado.

Em consequência, exceto em caso de necessidade (perigo de morte) da criança), o Batismo não seja administrado em casas particulares, a não ser que o Ordinário do lugar autorize em razão de causa grave. (Cân. 860, § 1)

Nas maternidades e hospitais infantis só pode ser ministrado o Batismo de emergência. Não havendo morte da criança, seja a família encaminhada à sua paróquia para complementação do ritual e registro.

INFORMAÇÕES

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

1. Cópia do registro de nascimento da criança. (Levar na entrevista.)

2. Certificado do Curso de Batismo dos pais e padrinhos.

A ENTREVISTA

1. É obrigatória a ENTREVISTA dos pais com membros da Equipe do Batismo da nossa paróquia em uma das datas marcadas em nosso calendário.

2. As entrevistas são realizadas nas 4as a partir das 20:00 horas, no mezanino da paróquia. Entrada pela Avenida Paulista 2378. Marcar a entrevista antes na secretaria da paróquia.

3. Para a Entrevista: trazer cópia da certidão de nascimento da criança, fornecer seus dados pessoais e dos padrinhos como: nome, endereço, telefone, data do nascimento, naturalidade, estado civil, local do casamento religioso. Os pais que não são casados no religioso deverão marcar uma entrevista com o pároco ou algum outro padre da paróquia, antes do batizado.

CURSO DE BATISMO

1. É obrigatório, para pais e padrinhos, o Curso de Batismo. O nosso curso é realizado num sábado por mês ( confira as datas ), das 14:00 às 18:00 horas, no mezanino da paróquia ( entrada pelo corredor lateral da igreja ). Ao final do curso é fornecido um certificado com validade de 2 ( dois ) anos. Este certificado é válido para qualquer paróquia de São Paulo. É permitido, portanto, aos pais e padrinhos fazerem a preparação em outra paróquia, bastando apresentar o certificado na igreja onde o batizado será realizado.

2. Roga-se aos pais que, o quanto possível, evitem trazer crianças no dia do Curso. Favor providenciar alguém que tome conta delas.

LEIAM COM ATENÇÃO

PAIS:

1. Para o batizado de uma criança é necessário o consentimento dos pais ou, ao menos, de um deles. Se um deles não for católico, deve consentir na educação católica do filho(a).

2. Após completar 7 anos a preparação para o batismo é feita através da catequese para a Primeira Comunhão. (favor consultar a respectiva paróquia)

3. O batismo de uma criança só tem sentido quando seus pais se responsabilizam por prepara-la, por meio de uma formação cristã desde a infância, para assumir seu compromisso com Deus e com a Igreja.

PADRINHOS:

1. A função dos padrinhos é colaborar com os pais na formação cristã do afilhado (a).

2. É fundamental que os padrinhos sejam católicos exemplares, casados na Igreja Católica e participantes da vida da Igreja.

3. Normalmente se escolhe um padrinho e uma madrinha, mas admite-se que seja apenas um dos dois.

4. Para ser padrinho ou madrinha requer-se idade acima dos 16 anos completos.

5. Além dos padrinhos oficiais, os pais podem escolher uma madrinha ou um padrinho para a consagração da criança a Nossa Senhora. Não é algo oficial, mas apenas devocional e tradicional.

QUANDO MARCAR A DATA DO BATISMO?

1. A data do batismo é marcada no dia da entrevista com os pais.

Datas - 2014

Mês Entrevista Curso Batismo
Fevereiro dia 05 ou 19 dia 22 dia 23
Março dia 12 ou 19 dia 29 dia 30
Abril dia 02 ou 16 dia 26 dia 27
Maio dia 07 ou 21 dia 24 dia 25
Junho dia 04 ou 18 dia 28 dia 29
Julho dia 02 ou 16 dia 26 dia 27
Agosto dia 06 ou 20 dia 30 dia 31
Setembro dia 03 ou 17 dia 27 dia 28
Outubro dia 08 ou 22 dia 25 dia 26
Novembro dia 05 ou 26 dia 29 dia 30


Horários

- Entrevista: Quarta-feira das 20:00 às 22:00
- Curso: Sábado das 14:00 às 18:00
- Batizado: Domingo às 16:00

Inscrições

- Inscrições para Entrevista e Curso pessoalmente na Secretaria ou por telefone.

Fale Conosco - Batismo



Nome:
E-mail:
Telefone:
Comentarios:
 
© 2008 - Paróquia São Luis Gonzaga - Todos os direitos reservados